Canadá comemora 150 anos e quem ganha é o visitante

Toronto, a maior cidade do Canadá

O Canadá convida o mundo para celebrar juntos o aniversário de 150 anos. Com mais de 1.000 shows, eventos e atrações programados para todos os gostos, 2017 promete ser o ano das festividades no país. As comemorações somam-se à lista de inúmeros motivos que já têm atraído cada vez mais brasileiros a visitar o Canadá.

Levantamento do Destination Canada, organismo de promoção do turismo canadense, inclui o Brasil em um seleto grupo de nações com resultados recordes no número de desembarques. No grupo composto por França, China, Coreia do Sul, Índia e Austrália, o País se destaca por ter registrado a chegada de 114.261 brasileiros no Canadá ao longo de 2016, 2% acima do consolidado do ano anterior.

Além do desejo de se visitar o segundo maior país do mundo – atrás apenas da Rússia -, reconhecido internacionalmente pela vida selvagem, belezas naturais e cidades vibrantes, o brasileiro também tem descoberto vantagens como o dólar canadense cerca de 30% mais baixo na comparação com o americano, a segurança do país e o processo de visto cada vez mais acessível.

Após um período de incertezas, influenciadas principalmente por questões político-econômicas, o brasileiro retomou gradualmente a confiança para viajar e tem encontrado no Canadá um porto-seguro. Prova disso são os desembarques em dezembro, 23% superior quando comparados ao mesmo mês de 2015. A tendência de alta mantém-se, motivada tanto pelo conhecimento cada vez maior sobre o turismo canadense quanto pelas festividades do aniversário de 150 anos, mostram os números de janeiro de 2017, com aumento de 14% do número de brasileiros que desembarcam no país, em comparação ano anterior.

Outra recente descoberta do viajante internacional brasileiro são as viagens de trem no Canadá. De costa a costa ou pelos litorais do Atlântico e do Pacífico, a procura também é crescente. A companhia de trens canadenses VIA Rail reporta aumento de 7,4% nas receitas com os bilhetes emitidos para o Brasil em 2016 em relação à 2015. O resultado coloca o País na sétima posição de vendas da empresa férrea e a levou a desenvolver um website com versão em português, para melhor atender à demanda.

Festividades canadenses

O Canadá inicia as comemorações de aniversário lançando um cartão de acesso gratuito aos mais de 225 parques nacionais, sites históricos e áreas de conservação marinha em todo o Canadá. Para tanto, os interessados têm apenas de fazer a solicitação online do cartão e agendar a viagem. De posse da autorização, os visitantes poderão, por exemplo, visitar Banff – eleita um dos melhores lugares para se visitar em 2017 pela National Geographic – e esticar a viagem até o famoso lago de cor esmeralda de Lake Louise ou até a quase intocada e repleta de vida selvagem Jasper, na província de Alberta.

Para quem busca agitação, festas e eventos, parte considerável das celebrações serão nos grandes centros urbanos. Tanto pela dimensão do país quanto pela agenda, o Canadá criou a plataforma online que promete facilitar a procura por informações das programações. No Passport2017 estão reunidos os principais calendários, dicas e notícias sobre onde e quando visitar, apreciar e até degustar. Para ter acesso ao conteúdo no celular, basta buscar por Passport2017 na loja de aplicativos ou visitar o site https://passport2017.ca/ . Nele, o usuário encontrará dicas preciosas sobre o turismo no Canadá, desde um roteiro completo do poutine em Montreal às festividades de inverno da capital Ottawa, o Winterlude. A plataforma de atrações e turismo canadense, começou a ser alimentada com informações em janeiro e reunirá dados sobre eventos, festividades, atividades, parques nacionais, bem como um blog com as notícias mais quentes de cada temporada.

Para ficar com ainda mais vontade de participar

A seguir estão algumas dicas e agendas de algumas cidades mais famosas do Canadá:

Ottawa, a capital do Canadá

Ottawa – a capital canadense reserva uma extensa lista de atrações, como as incríveis projeções de som e luzes no prédio do parlamento no verão (de 11 de julho a 16 de setembro). Ainda faz parte da programação inúmeros eventos como:

· La Machine: Direto da França para a primeira vez na América do Norte, dragões e aracnídeos gigantes vão invadir as ruas de Ottawa. Robôs-monstros vão interagir com o público, de 27 a 30 de julho.

· Jantar nas alturas – De 7 a 22 de julho, os mais corajosos podem optar por saborear a incrível culinária canadense a mais de 45 metros de altura. Pendurado por um andaime, o Sky Lounge vai servir jantares com produtos locais, antecedidos por coqueteis com queijos e vinhos finos canadenses.

· Canadian Video Game Awards: para os amantes dos jogos eletrônicos, além da premiação, projeções dos jogos acontecerão nas paredes de prédios, em novembro.

· A Vila Inspiração – uma experiência multimídia de exibições e performances sobre todas as regiões canadenses, de 20 de maio a 4 de setembro.

Montreal – Uma das cidades mais antigas da América do Norte celebra 375 anos, provando os motivos que levam os montrealenses a serem considerados latinos-canadenses. Apaixonados por festas e comemorações, os cidadãos da maior cidade da província do Quebec já são reconhecidos mundialmente por promoverem o festival de jazz, o Grand Prix da Fórmula 1 e ainda ser o lar do Cirque du Soleil. Em se tratando de circo, a agenda 2017 contará inclusive com apresentações circenses durante Montreal Cirque Festival, de 6 a 16 de julho.

Montreal, charme francês

No campo musical, o mix vai além do jazz, incluindo shows de música country, entre março e 7 de agosto; performances semanais de flashmob, de maio a junho; e desafios de karaokê, outra marca da cidade. Tanto os sons dos eventos musicais quanto da própria cidade poderão ser literalmente vistos na ponte Jacques Cartier. Isto porque, com um investimento de mais de 3 milhões de dólares canadenses, a ponte vai se tornar também um cartão postal noturno, com milhões de lâmpadas leds brilhando conforme as batidas da cidade.

Também em comemoração aos 375 anos da cidade, a Basílica de Notre-Dame em Montreal trará aos visitantes um incrível espetáculo multimídia Aura, com imersão em uma experiência áudio visual inesquecível.

Toronto – As celebrações do Dia do Canadá na capital da província de Ontário estarão concentradas à beira do lago de mesmo nome, durante o Redpath Waterfront Festival, de 1º a 3 de julho, onde acontecerão shows ao vivo, programas náuticos, vendas de comidas típicas e muito mais. O centro econômico do Canadá também será palco, de 28 a 30 de julho, do Toronto´s Festival of Beer, um encontro que vai contar a história da cerveja acompanhada de muita música, degustações de versões artesanais e da culinária local.

Vancouver

Vancouver – A segunda maior celebração do Dia do Canadá, atrás apenas de Ottawa, acontece há 30 anos no Canada Place Events, no centro de Vancouver. Para o aniversário de 150 anos a programação inicial já inclui:

17 de junho – National Aboriginal Celebration – Celebração às primeiras nações

24 de junho – Celebração à Francofonia

1-3 de julho – Canada Day

Julho a agosto – Canada Place Summer Series

Destination Canada reforça ações na indústria do turismo brasileiro

Tradicionalmente atuando em ações conjuntas com operadoras de turismo brasileiras há mais de 7 anos, o Destination Canada prepara uma nova rodada estratégica de atividades no Brasil. Para as comemorações dos 150 anos do país, estarão envolvidas em tais ações as empresas brasileiras participantes do Rendez-vous Canada 2017. Trata-se do principal encontro entre representantes desta indústria de todo o mundo com entidades do turismo canadense.

Este ano, o evento terá sede em Calgary, na província de Alberta, de 9 a 12 de maio. Já estão confirmados 20 representantes brasileiros das empresas Abreu, Agaxtur, Ambiental, CI Intercâmbio e Viagem, CT Operadora, CVC, Flytour, MMT Gapnet, Orinter, Orion Operadora, Personal Brasil, Schultz Turismo, Soft Travel, TGK Travel, Trade Tours e Trend Operadora.

Calgary

Dentre as ações previstas, está o engajamento da força de vendas das operadoras com pacotes de Canadá. A Orion Operadora, por exemplo, foi a primeira a lançar campanha para divulgar as atrações e festividades do país aniversariante. Além de preparar pacotes especiais, a empresa também dará um incentivo nas comissões para os agentes que venderem tais produtos até 31 de março. Os profissionais-parceiros da Orion também receberão informações gerais, lâminas de pacotes, dicas e promoções sobre o destino.

Para Sheila Nassar, diretora de conta do Destination Canada no Brasil, trata-se de uma oportunidade para o setor de trabalhar com este país tão diverso em belezas naturais, vida selvagem e cultura. “Independente do perfil do turista, os agentes de viagem têm no destino a possibilidade de agradar o passageiro. Isto porque, o país oferece tantas possibilidades de viagem, que ele vai querer voltar e, com certeza, a cada viagem e a cada estação, a experiência será completamente diferente”, resume a executiva.

 

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também