Verão para curtir em resorts à beira mar

Transamérica Comandatuba

A estação mais quente do ano só chega oficialmente ao Hemisfério Sul no dia 21 de dezembro. Mas, para quem não gosta de deixar os planos de viagem para a última hora,  elenco alguns resorts que podem inspirar o viajante nessa “deliciosa” missão de escolher resorts pelo Brasil, onde é possível passar momentos sabáticos sob o sol, pertinho da praia e com todo conforto. E, o que não falta neste “País tropical, abençoado por Deus”, como canta Jorge Benjor, são recantos charmosos onde estão alguns dos melhores lugares para se hospedar.

A Bahia, versada nas canções de Dorival Caymmi, é destino de quem busca beleza natural, mar, calor e muito conforto. Entre os resorts deste pequeno paraíso está o Transamérica Comandatuba. No sul do estado, em Una, a 70 quilômetros de Ilhéus, cidade que inspirou Jorge Amado a escrever Gabriela, Cravo e Canela, o Transamérica é um clássico, justamente por ter se especializado, desde o final da década de 1980, a cuidar com afinco de famílias que buscam se desconectar do dia a dia estressante das grandes metrópoles.

O Transamérica Comandatuba tem a cara do seu hóspede, ou seja, se o desejo é relaxar sob o sol, o resort oferece piscinas, praia e spa. Quer jogar golfe ou praticar esportes náuticos? Tudo bem, também há diversas atividades esportivas. Além disso, o resort presa pela privacidade de seu hóspede, que pode escolher entre o prédio principal ou se “refugiar” nos bangalôs espalhados pela propriedade. Quem viaja com crianças, conta com uma equipe de monitores responsáveis por atividades para divertir os pequenos com toda segurança. O resort também é conhecido por sua gastronomia, que valoriza tanto a culinária baiana (para quem a aprecia), quanto a intercontinental. Impossível se hospedar por lá e se manter firme na dieta.

TivoliEcoResort Praia do Forte

Além de cuidar bem de quem escolhe o lugar para descansar, o resort dispõe de estrutura para eventos corporativos, com business center, salas para reuniões e convenções. Outro resort baiano que encanta pela beleza natural em seu entorno é o TivoliEcoResort Praia do Forte. Mais ao norte do estado, a 55 quilômetros de Salvador, e em meio à belíssima Costa Verde, o local presa pelo respeito ao meio ambiente sem perder de vista o conforto. Inaugurado em meados dos anos 1980, o Tivoli é um dos resorts mais procurados por quem quer relaxar sob um céu sempre aberto e um mar calmo. O que mais atrai no Tivoli, além de suas belas instalações, é a praia quase deserta, feita sob encomenda para quem deseja fugir de multidões.

O Tivoli também se adequa à personalidade do hóspede, oferecendo descanso absoluto, seja nas espreguiçadeiras que se esparramam pelo gramado na beira da praia, ou nas belas piscinas com fundo infinito – de onde é possível vislumbrar o vaivém das ondas, ou ainda no spa, que conta, inclusive, com talassoterapia, tratamento terapêutico com água marinha. Para quem quer se movimentar, o resort tem sala de ginástica, centro náutico com equipamentos a vela, mergulho e aulas de surfe. E à noite ainda tem alguma balada ou atração cultural no anfiteatro. As crianças contam também com monitores e área de recreação só para elas. Os apartamentos são um caso à parte. Além de muito conforto, dependendo da categoria, contam jacuzzi integrada, varanda e uma deliciosa rede. Bem pitoresco, não?
Outro destaque é a gastronomia. Sofisticado e com assinatura de um chef, o menu tem diversas opções de pratos típicos nordestinos à cozinha internacional, mas também há opções mais descoladas, como pizza e claro, o baianíssimo acarajé.

Club Med Rio das Pedras

Mas se a Bahia pode se gabar de ser um autêntico destino tropical, outros recantos próximos do Rio e de São Paulo não deixam nada a desejar. Um desses belos lugares é o município fluminense de Mangaratiba, onde fica o Club Med Rio das Pedras. Há apenas duas horas de carro da Cidade Maravilhosa, o resort tem uma localização privilegiada, de frente para o mar, com uma praia quase exclusiva, e rodeado por muito verde e montanhas. O Club Med é indicado tanto para quem gosta de viajar sozinho, quanto em família, incluindo crianças. Para os pequenos há uma série de atividades, monitoradas por uma equipe especializada. Sossego para os pais.

Para quem gosta de praia há uma extensa faixa de areia, mas como o resort está em meio à Mata Atlântica, a vegetação típica deixa o lugar ainda mais belo e aconchegante, com árvores frondosas e muito verde. Quem não quer cair na água salgada, pode escolher as piscinas. Há para todos os gostos, das mais concorridas, à de fundo infinito, na linha do mar, e onde o relax é mandatório. O Club Med dispõe de variadas atividades, que vão de esqui aquático, tênis, quadras poliesportivas, academia, salão de jogos, até artísticas, com pintura e shows. Para um relax mais intenso o resort conta com spa, saunas e jacuzzi. E para quem não abre mão de cuidar do visual, há também um salão de beleza. E mesmo com a convidativa natureza ao redor, o Club Med não abre mão de ser um lugar para convenções empresarias. O resort conta com um business center e salas que podem receber reuniões e atividades corporativas.

Costão do Santinho Resort

Descendo até o Sul do Brasil, outro lugar que convida o hóspede ao ócio é o Costão do Santinho Resort, Golf & Spa. Localizado na bela e quase remota Praia do Santinho, em Florianópolis, o resort é quase uma cidade, tamanha sua infraestrutura. O Costão conta com diversos tipos de acomodações. A mais confortável delas fica na ala internacional, com apartamentos com vista para o mar. Apesar dispor de um verdadeiro parque aquático, a ala internacional tem a sua própria piscina, além de um spa, restaurante e um lounge a céu aberto, feito para relaxar ao som das ondas. Para quem não abre mão de ficar em forma, mesmo em dias de descanso, o Costão conta também com academia, localizada em outra parte do complexo.

Se conta com maior independência e privacidade, o hóspede da ala internacional pode também se embrenhar pelas trilhas em meio a Mata Atlântica, que partem desta parte do resort. Mas há muito o que fazer no Costão, entre caminhadas pela praia, passeios de barco, ou queimar as calorias nas quadras esportivas. Aliás, caminhar pelo complexo é uma das melhores maneiras de apreciar a beleza e história do lugar. Entre os passeios estão a trilha do Morro das Aranhas e o Museu Arqueológico, com inscrições rupestres de antigos habitantes.

Aproveite para caminhar e se exercitar muito, porque no Costão do Santinho é impossível resistir ao menu. Há vários restaurantes, assim como opções de pratos, entre grelhados, churrasco, saladas, massas, frutos do mar e também petiscos na beira da praia, além de um caprichado café da manhã. Outro destaque são as bebidas, que vão desde sucos naturais, passando por drinques tropicais e carta de vinhos. É bem verdade que o Costão gosta de mimar seu hóspede e deixa-lo à vontade.

Outros Posts

Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista profissional e consultor de viagens. Eduardo Gregori is a professional journalist and travel consultant.

Leia Também